social-instagram
Carregando...

Nossa História

A Cooperativa Nova Aliança foi fundada em 2010, mas nossa jornada começa antes. Antes mesmo de nossa fundação. 

 

 

 

Nossa história começa no final do século 19, quando imigrantes italianos chegaram no Rio Grande do Sul, na região da Serra Gaúcha, que vieram atraídos por promessas de uma vida melhor e somente ao desembarcar perceberam que haviam chegado a um lugar desabitado e sem estrutura para recebê-los. Era preciso começar tudo do zero e foi assim que começou a viticultura na Serra Gaúcha.

 

Com a crise econômica em 1929 e a baixa nas exportações e no consumo de vinhos, os colonos italianos da serra gaúcha precisaram encontrar uma solução para sua produção e sobrevivência do seu negócio. E essa solução foi o Cooperativismo.

 

 

 

Em 1929, na região de Caxias do Sul, alguns Italianos e seus primeiros descendentes em terras brasileiras, decidiram se unir para formar uma cooperativa vitivinícola, assim nasceu a Cooperativa São Victor

 

Em 1930, agricultores da Região de Flores da Cunha, também decidiram montar sua cooperativa, então surgiu a Cooperativa São Pedro. 

 

Já em 1931, outras três cooperativas viriam a ser formadas: 

 

A Cooperativa Aliança, em Caxias do Sul. 

 

A Cooperativa Linha Jacinto, em Farroupilha. 

 

E a Cooperativa Santo Antônio em Flores da Cunha. 

 

Assim foram formadas 5 importantes cooperativas na história da viticultura brasileira.

 

Os anos se passaram, todas elas cresceram e desenvolveram mais e mais a agricultura e o cooperativismo na região. Com o passar do tempo, as cooperativas começaram a perceber que o mundo estava mudando rápido, e que na verdade ele já tinha mudado. Assim uma mudança era necessária.

 

Com a chegada do séc. XXI, as cooperativas perceberam que as coisas não poderiam ser mais da mesma forma. Perceberam que precisavam se modernizar. Que somente assim poderiam se perpetuar no tempo e sustentar o desenvolvimento dos associados na agricultura.

 

Perceberam também que sua cultura e suas cooperativas eram ricas em histórias, e que isso deveria ser passado para o mundo através das suas próprias marcas. Foi então que trouxeram de volta à memória a essência do cooperativismo: A união de pessoas com o mesmo ideal.

 

 

E foi assim que, as 5 Cooperativas, se uniram em 2010 para formar não apenas uma nova aliança, mas A Cooperativa Nova Aliança, criada com o objetivo de levar esse legado de trabalho e união para o futuro.


Mas, a união não seria o final da história, pois ainda existiriam muitos desafios a serem superados. Foi então que para enfrentar os novos desafios do mercado, uma nova e moderna Indústria era necessária.

 

 Em 2014, a Cooperativa Nova Aliança mudou sua sede para a cidade de Flores da Cunha, em uma nova estrutura com 24 mil metros quadrados.

 

 

 

A nova fábrica começou sua operação com duas linhas de envase em embalagens de vidro, duas linhas para envase tetra pak e uma linha para envase bag-in-box e o que há de mais novo em processo produtivo para suco de uva.

 

Hoje unimos mais de 700 famílias da Agricultura Familiar distribuídas em todo o estado todo do Rio Grande do Sul, com terroirs nas 3 principais regiões produtoras de uva: a Serra Gaúcha, a Campanha Gaúcha e a Serra do Sudeste do Estado.


Com a união, estamos superando nossos desafios e sabemos que muitos ainda virão pela frente. Mas o mais importante é que não esquecemos, quem somos e qual é a nossa essência.